segunda-feira, 23 de junho de 2008

O Castelo de Matsue









O castelo de Matsue não é grande, mas é original. Na Segunda Grande Guerra os EUA utilizavam os castelos japoneses como marcos para bombardear, pois eles são facilmente vistos do céu. Desta forma, não muitos sobreviveram com a construção original até hoje. Ele fulgura sobre um monte no centro da cidade, rodeado por um bosque e por santuários xintoístas e templos budistas e do último andar podemos admirar a cidade inteira. Este lugar é chamado Torre de Observação, que é uma das características do castelo, típica da Era Momoyama.
Construído de pedras e madeira, seu interior é fresco e aconchegante, ao contrário dos castelos europeus, que são lindos de se ver e tirar fotografias, mas que ninguém quer morar (com excessão de alguns excêntricos milionários do rock, que não vem ao caso). Era possível ter água dentro de casa, através de um poço! Aliás, este ficava no térreo, que também era usado para estocar alimentos. Assim, se o castelo fôsse sitiado, não faltaria comida e água.
Diversos castelos japoneses são pintados de branco, mas neste só podemos observar a pintura em pequenos locais. A maior parte das paredes estão cobertas com grossas madeiras a prova d’água, que indicam um estilo antigo.
Todas as pedras são colocadas da maneira que vieram das pedreiras, sem cortes artificiais. Isto é chamado de “Colocação Gobozumi”.
No topo do telhado há dois Shachi-hoko (animal imaginário com a cabeça de um tigre e o corpo de um peixe) feitos de bronze. O da esquerda é macho e o da direita é fêmea e possuem 2,08m de altura. Acreditava-se que a presença de animais marinhos no telhado enganariam o fogo, que pensaria que aquilo era água e não madeira.
O castelo foi construido em 1611 por Horio Yoshiharu que levou cinco anos (1607-1611) para contruí-lo. Foi a fortaleza dos seguintes senhores feudais: três gerações de Horios; uma de Kyogokus; e dez de Matsuidaira.
Com a idade de 14 anos, Matsudaira Naomasa mostrou seu valor na batalha Osaka-fuyunojin, em que foi aplaudido por sua coragem pelo seu inimigo Yukimura Sanada.
“From under the black scowl of the loftiest eaves, looking at the east and south, the whole city can be seen at a single glance, as in the vision of a soaring hawk." (Lafcadio Hearn)

3 comentários:

Anônimo disse...

Querida, parabéns pelo blog, hein. Está muito legal. Estou até repassando para meu irmão que é um amante do Japão.
Por favor, continue postando coisas interessantes.

Grande bj
Oannes Suphah Ben Asherah

Unknown disse...

Solange, seu presentinho está chegando, aposto q vc irá abrir e cobrí-lo com muitos beijos. hehehehehe
Agora...dá prá vc continuar a mostrar os lugares e coisas daí???
Estou com saudds, mas aguento esperar até agosto, então, aproveite o máximo a sua estada, ainda mais agora q ela irá ficar mais interessanteeeeeee.
Ahn, vou p Sampa 04/07 na Megaartesanal, iuhuuuuuuuu
beijos

Mori Buntarou disse...

Oi, acho isso um poco estranho, pq nao visito, nem mesmo conheço muitas coisas relacionadas com a cultura verdadeira japonesa, meu nome é Christian, na vdd sou brasileiro, mas no momento moro na espanha, e meu sonho é ser um mangaka, e eu pensei em pelo menos ver se consigo fazer uma história pequena q pensei, e nisso fui procurar em um lugar verdadeiro, pra ter uma base e começar meu trabalho, e acontece q eu encontrei esse blog pelo post de Matsue, e me impressionei muito, e realmente creio q posso escrever minha história nessa cidade, por sua causa, muito obrigada mesmo, ainda num lí o blog inteiro, e imfelizmente nao tenho muito tempo agr, mas qndo tiver a chance o lerei. ^^