sábado, 5 de abril de 2008

Cerejeiras em flor





Mais uma vez estou em Matsue, minha cidade favorita no mundo.
Desta vez cheguei no início da primavera, e as cerejeiras estão floridas.
Antes de ontem, fui jantar um casal de amigos meus. Porém, eles disseram que antes da comida queriam me levar a um templo. Eu perguntei o que iríamos fazer lá, e eles mandaram que eu esperasse. Passamos por várias vielas estreitas, até que o carro foi estacionado. Naquele momento já me faltou fôlego, pois vi que a rua inteira estava repleta de cerejeiras floridas. Sob a luz elétrica, elas pareciam brilhar. Começamos a subir uma ruela, e chegamos ao templo. Lá havia uma cerejeira de 200 anos florida. Meus olhos se encheram de lágrimas. Era tão linda, tão linda. Mas não só isso, eu estava diante de uma anciã, uma anciã que estava sendo venerada. Sim, naquele momento haveria uma cerimônia para ela, comemorando suas flores. O templo tem 400 anos. Os monjes colocaram luzes difusas em torno dela. Parecia que ela tinha uma luz própria, e tinha, na verdade. Ela brilhava imponente na noite. Foi muito mágico para mim. Realmente quis cair no choro, espcialmente porque queria que meu esposo estivesse ali naquele momento, partilhando comigo aquela magia.
Não levei máquina fotográfica, então não tenho fotos. Mas nenhuma foto faria juz aquela visão.
Em todo caso, coloco uma foto de flores de cerejeira de outra árvore, bem mais nova, mas muito linda.

2 comentários:

Unknown disse...

oi sola!! nossa, que lindo! muito obrigada por mandar a foto tb, e tb seu comentário tao emotional. gostei e posso - nao : TENTO! -imaginar a beleza disso!
tudo de bom! legal, que vc faz um blog. vou ler muito!
grande beijo!
veronika

Marcelo disse...

Querida Filha.
Toda essa vivência dentro do coração de um cultura que habita do outro lado do mundo só é compreendida com o "olhar do coração", é através desse olhar que você estabelece comunhão além das linguas, costumes, jeitos e maneiras.
Você compreendeu o valor da vida, através da veneração a uma Anciã, compreendeu o valor do rito, compreendeu que todas as coisas em um nível mais profundo são em conexão.
De alguma forma, misteriosa, o seu esposo participou e foi abençoado.
Agora, diga com sinceridade....que celebração de cunho mais druída não era?!
Bom estamos com muita saudade....e junto ao Blog vamos nos falando.
Bençãos Iluminadas para você e para essa terra linda!
Marcelo Agnan