quinta-feira, 8 de maio de 2008

Aquário Público de Miyajima, Hiroshima









As três Deusas do mar do santuário de Miyajima parecem não estar dando conta de cuidar direito de seus filhos.
Na ilha há um um aquário que é uma coisa pavorosa. É sujo, feio, mal cuidado.
Os peixes, golfinhos, pinguins e leões marinhos ficam em espaços minúsculos, sob a constante luz dos flashes dos turistas.
Não bastasse isso, os tratadores pegam algum pinguin infeliz, colocam-o no chão para que as crianças fiquem brincando enquanto seus pais orgulhosos e estúpidos tiram milhares de fotos.
Tubarões ficam em espaços que mal permitem que deêm a volta com o corpo.
Até mesmo um pobre pirarucu brasileiro sofre neste lugar nojento.
Um solitário leão marinho fica o tempo todo fazendo cambalhotas e outras atividades torturantes sob o olhar de uma entediada treinadora.
Quando os organizadores da viagem disseram que íamos visitar um aquário, fiquei muito feliz. Tinha uma idéia fabulosa de um aquário japonês, onde os ambientes naturais fosse reproduzidos com a máxima fidelidade e que encontraria animais que mesmo não tendo sua liberdade, teriam uma vida descente. Ledo engano. Aquilo é uma câmara de tortura para animais indefesos.
Infelizmente, essa foi o ultimo passeio da excursão. Quem dera tivesse sido fechada com chave de ouro….
Entretanto, a viagem foi ótima e foi muito legal conhecer gente de tantos lugares diferentes. Espero que continuemos a ter contato.
Ontem conversei com o rapaz de Mianmar e ele está muito preocupado com sua família por causa do ciclone gigante. Ele não consegue ter nenhuma notícia de quem ama.
Mas voltar para Matsue foi bom.
No dia seguinte a minha chegada, acordei novamente ao som dos corvos e pensei que era bom estar de volta. Não tinha percebido como o grasnar dos corvos de Matsue me fizeram falta na viagem. Quando voltar ao Brasil, esse som vai me deixar saudades.

2 comentários:

Unknown disse...

Não tinha caixinha de sugestões e reclamações?
Dá o endereço prá gente escrever prá eles.

Hannnnnnn

beijos

Aurvandill disse...

Eu ia escrever aqui que estou dolorosamente me mordendo de inveja da sua viagem, mas então, veio o comentário final sobre os corvos e minha inveja mudou de foco e aumentou assustadoramente.
Reze para existir inveja boa... hehehehe.
Parabéns. Você merece.
Te adoro.