domingo, 4 de maio de 2008

Templo Ryoanji em Kyoto




Este templo budista possui um jardim de areia tipo aquele visto no Karate Kid 4. Toda a areia é cuidadosamente trabalhada, e 15 belas rochas se destacam. Não é muito visitado pelos turistas, então realmente dá para ter uma idéia da quietude zen. Quando a gente se senta de frente ao jardim, uma paz gostosa nos acomete. Para mim, foi um descanso depois de ver tanta gente nos templos e santuários. Este templo é construído em madeira, e além do jardim de areia, também há um jardim tradicional japonês sem flores, com uma pequena fonte, cuja água cai numa bacia de pedra, onde podemos ver caracteres que querem dizer “Eu aprendo apenas para estar satisfeito”. Isto quer dizer que quem aprende apenas para se satisfazer é espiritualmente rico, enquanto que aquele que não aprende para se satisfazer, é espiritualmente pobre, mesmo se for endinheirado.
Eu acho que filosofia zen legal, mas não para eu seguir. Ela prega muito o desapego, e eu não concordo com isso. Porém, quando entrei neste templo, me senti bem.
Este templo pertence a escola Rinzai de Zen-Budismo e foi fundado em 1450. O nome do estilo do jardim de areia é kare-sansui (paisagem seca). As rochas estão dispostas sem uma ordem específica. A autoria do jardim é atribuída a um jardineiro chamado Soami que não deixou nenhuma explicação sobre elas.
Por volta do templo há um parque cheio de árvores, um lago e no momento, muitas azaléias floridas.

Um comentário:

Unknown disse...

Sou quase Zen budista.

Agora descobri "Eu aprendo apenas para estar satisfeito".

Estou sempre aprendendo alguma coisa, não consigo me prender a nada,apenas a satisfação do aprendizado. EUREKA, me achei, rsrsrsrsrs