quarta-feira, 7 de maio de 2008

Memorial da Paz das Crianças em Hiroshima




Saindo do Memorial da Paz, fomos caminhando até o Memorial da Paz das Crianças. Antes de iniciar a excursão, os organizadores nos enviaram um bloquinho de papel de origami que era para nós fazermos diversos tsurus para levar ao local. Então estávamos carregando um lote quando lá chegamos.
A tradição de levar tsurus para o Memorial da Paz das Crianças começou da seguinte forma: no Japão antigo acreditava-se que se você fizesse 1000 origames de tsuru, você obteria uma graça, um desejo seria atendido.
Uma garotinha chamada Sadako tinha dois anos quando foi exposta à Bomba Atômica. Ela aparentemente não sofreu nenhum ferimento e cresceu como uma garota forte e saudável, adorando correr em competições da escola. Porém, nove anos depois, quando estava no 6º grau da escola elementar, em 1954, ela repentinamente começou a se sentir doente. Em fevereiro do ano seguinte foi diagnosticada com leucemia e ficou internada no Hospital da Cruz Vermelha em Hiroshima, onde escrevia muitas cartas a seus amigos. Uma amiga sua chamada Chizuko veio visitá-la e contou-lhe a lenda dos 1000 tsurus, dando-lhe um de presente e diversos papéis. Acreditando que os tsurus de papel pudessem ajudá-la a recuperar a saúde, começou a fazê-los, mas morreu antes de terminá-los, em outubro de 1955. Seus amigos então terminaram de fazer as dobraduras para que pudessem ser enterradas com ela e publicaram um livro com suas cartas. Eles então começaram a sonhar em contruir um monumento para Sadako e para todas as crianças mortas pela bomba. Criançaas de todo o Japão coletaram dinheiro para o projeto.
Em 1958, uma estátua de Sadako segurando um tsuru (ou grou japnês, em português) foi revelada no Parque da Paz de Hiroshima, onde as crianças fizeram um desejo que está escrito: “Este é nosso choro, Esta é nossa prece, Paz no Mundo”.
Hoje, pessoas do mundo inteiro fazem e mandam os grous de papel para o monumento de Sadako.
Notem na primeira foto: atrás do monumento, há várias cabines lotadas de tsurus que foram entregues apenas naquele dia em que visitamos o local.
Na segunda foto eu com o fruto de nosso esforço (não é tão fácil assim fazer tsurus).
Na terceira foto, um close das dobraduras.

2 comentários:

Anônimo disse...

Nunca achei na minha vida que me interessaria em conhecer o japao.... A CULPA É SUA!!!!!!! rsrsrsrs Mtos bjos!!!!

Shirley Edhel disse...

Que triste!!!!
Me deu vontade de chorar... e eu que nunca irei pro Japão.