terça-feira, 6 de maio de 2008

Templo Sanjusangen em Kyoto







Este templo me impressionou. Neste lugar há 1001 estátuas da deidade budista Kannon cobertos com uma fina camada de ouro. As camadas estão um pouco desbotadas, mas mesmo assim o ouro ainda fulgura e é impressionante ver as figuras de madeira de cipreste japonês em tamanho natural alinhadas uma a uma. E as expressões faciais são incríveis. Os rostos são todos iguais, mas há uma ilusão de ótica que os faz parecer diferentes um dos outros. É dito que se algum parente seu morre, você pode chegar ali que vai ver um das imagens com a cara do falecido. 124 foram feitas no século XII quando o templo foi fundado e o resto no século XIII.


Além disso, há duas estátuas do Deus do Trovão e do Deus do Vento, que estão dispostas em cada lado da sala do templo em pedestais de madeira em forma de nuvens. As imagens destes Deuses derivam do temor e gratidão pela natureza que as pessoas possuiam em dias antigos.


Mais 28 imagens de deidades de madeira estão colocadas na frente das 1001 estátuas de Kannon, como seus guardiões. Seus olhos parecem vivos, pois são feitos de cristais.


No meio de 1000 estátuas de Kannon, há mais uma gigante. Assim, ficam colocadas 500 de cada lado. A milésima primeira fica num outro lugar, mais afastado.


O motivo de haver 1001 estátuas é que os japoneses acham o número par de mau agouro.


Mas uma das coisas mais legais do templo é que foi nas suas proximidades que aconteceu o famoso duelo de Musashi com os discípulos da Academia Yoshioka.


Musashi foi um samurai muito famoso que viveu entre 1584 e 1645 perambulando pelo país para aprimorar sua técnica de luta com duas espadas.


Há uma ótimo livro que conta sua vida, misturando realidade com ficção de autoria de Eiji Yoshikawa.


Ótimo espadachim, Musashi também pintava, escrevia poemas e praticava o Zen Budismo. Foi autor do "Livro dos Cinco Anéis". Ele usava artimanhas psicológicas em seus duelos, como por exemplo tinha o costume de se atrasar várias horas para o confronto, o que deixava seu adversário estressado, com raiva e confuso, facilitando assim sua vitória.


Fotos são proibidas no interior do templo, então peguei na internet as fotos das estátuas.




3 comentários:

Unknown disse...

P não dar azar p eles, então vc traga duas estatuetas, eu fico com o azar par.
Estou adorando a viagem e os comentários.

Aurvandill disse...

Ah, o Sanjusangen!
Talvez, a obra humana japonesa que mais tenho vontade de conhecer...

ps: prefiro ver isso (ou o terrível terremoto postado logo acima) do que fotos suas com um Pikachu gigante.

Beijos.

Anônimo disse...

Se bem que um pikachu gigante seria mto divertido tb...rsrsrs