sexta-feira, 16 de maio de 2008

Corvo japonês




Matsue está cheia de corvos. Eu adoro esse bicho. Perto de meu apartamento tem uma árvore que possivelmente tem um ninho, pois toda manhã acordo com o casal crocitando bem alto. Ontem subi até o alto do morro, onde há um pequeno cemitério (clássico, né? - corvo mais cemitério), tentando achar o ninho. Tenho quase certeza que está no alto de um pinheiro, os corvos, que lá estavam pousados, ficaram muito incomodados com minha presença. Gritavam muito alto e ficavam voando agitados, olhando para minha cara. É época de reprodução, e acredito que eles estão com filhotes. Depois de um tempo, me distraí olhando as lápides e continuei caminhando, mas os corvos ainda estavam desconfiandos comigo e foram me seguindo por dezenas de metros, até verem que eu realmente estava indo embora.
O corvo japonês, Corvus corone, come quase tudo o que encontra, e seu acasalamento é permanente.
Numa matéria que saiu no Terra no útimo dia 11, é dito que os corvos estão causando blecautes no Japão, por causa de seus ninhos. Assim, na cidade de Kagoshima, na Ilha de Kyushu, onde os problemas são mais sérios, existe uma Patrulha do Corvo da Companhia Elétrica. Eles tentam, sem muito sucesso, procurar os ninhos e destruí-los. Só que os corvos são tão inteligentes que agora estão fazendo ninhos falsos para enganar os patrulheiros. Eles também cortam cabos de fibra ótica para utilizar na construção de seus ninhos.
Eles são geniais.
São enormes, podendo medir 1m de uma ponta a outra da asa.
No site Nipocultura podemos ler um mito japonês, que conta que um grupo de guerreiros que se dirigiam para Nara para conquistá-la, perdeu o seu caminho. Mas surgiu um corvo de três patas que lhes mostrou o caminho correto. Eles então puderam conquistar a cidade. Assim, o corvo no Japão não tem, até aonde sei, a ligação com o mundo dos mortos como ocorre em outras mitologias. O corvo é o animal que dirige à vitória. Também é a “ave do sol”, mensageiro da Deusa Amaterasu. Por isso esse corvo de 3 patas está sempre presente no brasão da camisa de futebol da seleção nacional do Japão.
Minha modesta máquina fotográfica não consegue fotografar os corvos, então como uma boa kender, peguei algumas fotos pela net e estou guardando-as aqui para que não se percam. A primeira foto tirei do wildfaun.livejournal.com e a segunda é do Christopher Reiger. Prometo que assim que conseguir uma foto legal, de minha autoria, eu troco.

3 comentários:

Unknown disse...

10 x 0 para os Corvos.
Ninho falso, hehehehehehehe
Poderia tirar foto do cemitério p a gente ver como é?
Claro, sem querer desrespeitar, acho q pode né?

Aurvandill disse...

"Nunca mais"

Anônimo disse...

É... ja sei o proximo animal que cooper vai querer ter... Dia de acao de graças o maioria de votos vai pra fogueira... Depois de tentar atacá-los, logico.
Bjoes