sexta-feira, 9 de maio de 2008

Yakoutyn, quando o mar brilha em azul








Na praia de Maringueto que fica mais ou menos a 15 km do centro da cidade é época de Yakoutyn! Durante todo o mês de maio e começo de junho a praia fica coberta com esta espécie de plancton (Noctiluca scintillans) que ao menor movimento da água brilha uma luz azul. A praia é escura, e quando as pequenas ondas estouram suavemente, o mágico brilho azul surge.
Não pude perder a oportunidade de entrar na água até os joelhos, apesar de sua temperatura glacial. Mas conforme andava, ia formando ondas de luz azul em minha volta. Parecia um sonho. Eu enfiava a mão na água e ela saia brilhando, emitindo o mais puro azul.
Para ter uma idéia do que estou me referindo, lembre o vidrinho que a Galadriel deu ao Frodo com a Luz de Earendil. Parece que aquela luz foi misturada ao mar.
Achei impossível que alguém fôsse capaz de tirar fotos daquela maravilha, mas alguns ótimos fotógrafos conseguiram, infelizmente não sei os seus nomes, mas os sites são: okidiv.jp, 18.ocn.ne.jp e ice-moon-web.hp.infoseek.co.jp.

4 comentários:

Aurvandill disse...

Primeiro, a caverna dos duendes... Agora, você vem me falar da luz de Eärendil!
Acho que isto está mais para o "Segredo do Abismo".
Tome cuidado, você está pisando em terras muito estranhas, por aí.

Shirley Edhel disse...

Nossa!
É uma das coisas mais bonitas que já vi.
Nem parece real.

Coisa de Sonho de Uma Noite de Verão.

Unknown disse...

Caraca, vc tá com uma sorte daquelas heinnnn????

Lindo o azul.

Encha uma garrafinha e traga, hummmm o Noctiluca scintillans sobrevive numa garrafa até chegar aqui???

Anônimo disse...

não devias ter entrado. Esse plâncton liberta grandes quantidades de amoniaco. podias ter morrido envenenado