sexta-feira, 2 de maio de 2008

Templo Kohfukuji em Nara



Nossa segunda parada em Nara foi no templo budista Kohfukuji, fundado em 710. Na sua época mais próspera, o templo tinha mais de 175 construções, mas estas foram reduzidas a cinzas nas últimas centenas de anos. A principal construção que ainda existe é um Pagode com cinco andares, datado de 1415. Pagode, no caso, não é a música, mas sim uma construção sagrada em forma de torre. Dentro dele não há nada, apenas o “espírito”. O nosso guia disse que o pagode era usado como referência pelas pessoas, pois mesmo ao longe podia-se ver que ali era um lugar de prece.
Ao lado do pagode está Tokon-do ou a Sala do Buda, que é o quinto a ser erguido desde que a sala original foi construída em 726 D.C. pelo Imperador Shomu.
Na Sala do Tesouro podemos admirar diversas estátuas antigas. Duas das mais famosas são as de Asura e Gobujo, dois dos 8 guardiões do budismo, que representam as 8 classes sobrenaturais mencionadas no Sutra de Lótus. Infelizmente dentro da sala de tesouros fotografias são proibidas, mas peguei uma foto da internet de Gobujo.
Acredita-se que elas datam de 734 D.C. São feitas com a técnica de laca-seca, que era muito usada para se fazer imagens budistas no Período Nara. Neste método, um núcleo interno de argila é coberto com muitas camadas de cânhamo embebidas em laca, e o conjunto coberto com uma superfície de laca a qual é esculpida na forma desejada.

Nenhum comentário: