quinta-feira, 8 de maio de 2008

Caverna do Goblin na Ilha Daikonjima





Existe uma caverna numa ilha chamada Daikonjima perto de Matsue. Esta ilha é feita de rocha basalto porosa extremamente dura. Foi formada quando um vulcão entrou em erupção cerca de 200.000 anos atrás. Mais tarde, a área ao redor do vulcão ficou submersa em água e apenas o topo permaneceu emerso, formando a ilha. A rocha basalto desta ilha é chamada de Shimaishi (ilha de rocha).
Desde sua descoberta em 1926, esta caverna tem recebido vários nomes, como “Buraco do goblin” ou “Buraco do vento”. A “Caverna Velha” possui aproximadamente 100m de comprimento.
Meu amigo trabalha neste lugar, pesquisando alguns tipos de camarão sem olhos de poucos milímetros de comprimento.
Apesar de pequena, essa caverna é muito interessante porque era um túnel de lava. Há uma câmara dentro dela onde é possível ver o local de onde a lava emergia borbulhando. Com o resfriamento, a lava encolheu e assim a caverna foi formada.
Na realidade há, na ilha, vários túneis de lava, mas só visitei um. Não sei se há acesso aos outros.
Gostei muito de ver o local em que a lava saia. Me lembrou massa de bolo de chocolate.
A primeira foto mostra uma parte do interior do Buraco do Goblin.
Na segunda foto podemos ver meus amigos, o guia e a entrada da caverna.

Um comentário:

Aurvandill disse...

Sabe, ultimamente tenho me lembrado de sábado passado: eu dormindo, você ligando dizendo que precisava falar comigo e, de repente, toda essa gente que esta aí na foto aparece no meu computador.
Pensei que a Yakuza estava te sequestrando, agora sei que eles trabalham para um grupo de duendes mineradores e comedores de camarão.