segunda-feira, 26 de maio de 2008

Meu trabalho está cheio de cobras






Meu local de trabalho está cheio de cobras. Sempre ouvi esta expressão, mas nunca tinha sentido o seu verdadeiro significado até hoje.
Estava eu tranquilamente no meu primeiro dia de observações, num pomar de kiwi, ao lado das plantações de arroz, cantarolando a musiquinha do besourinho chinês, "Coblinha azul", quando vi uma cobra que se assutou comigo e fugiu para o mato. Pensei: "Que bonitinha! Uma cobrinha." Continuei olhando para ela e quase pisei nessa daí. Levei um susto e dei um gritinho histérico. Ela olhou para mim, eu olhei para ela. Ela ficou com medo de mim, eu fiquei com medo dela. Mas mesmo assim tirei fotos até que resolveu fugir. Deu até tempo de dar uma passadinha de mão nela, na hora em que se enfiava num esconderijo, o que a fez ficar mais ligeira.
Checando depois, descobri que não é perigosa. Seu nome é SHIMA HEBI, que significa cobra listrada. A que eu vi tinha mais ou menos 1,30m e brilhantes olhos vermelhos. Seu nome latim é Elaphe quadrivirgata e é super comum por aqui, principalmente na primavera, quando se começa a preparar o terreno para o plantio de arroz. Quando se revolve o solo cheio de água, muitos sapos aparecem, e as cobras vem se alimentar.
Ela é tão inofensiva que as crianças "boazinhas" costumam pegá-la pela cauda e rodá-la rápido, atirando-a longe.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eita.... passando a mão em cobra, é??