sábado, 17 de maio de 2008

Cemitério











Em Matsue não vi nenhum cemitério grande. As pessoas os fazem pequenos, perto de casa, o que facilita o acesso.
No Japão os mortos são cremados e não há enterros como no Brasil.
As cerimônias fúnebres são budistas, na sua maioria.
Faz parte das cerimônias fúnebres um monge vir até a casa da família e ficar recitando mantras. Por 29 dias as preces são feitas ao falecido, após o que ele mudará de nome, pois passará a ser um discípulo de Buda.
A família geralmente não permite doação de órgãos, pois devido à crença na reencarnação, as pessoas acreditam que se doarem o coração, na próxima vida isso pode vir a ser prejudicial.
As lápides são feitas de granito, e há espaço para colocar oferendas ao morto. Eu já vi flores, velas, incensos e até mesmo uma latinha de cerveja. Também há oferenda de saquê.
Em cidades grandes, porém, há grandes cemitérios. Eu vi um em Tókio que era muito grande.
Como já disse antes, perto do meu apartamento há um pequeno cemitério, onde há lápides muito recentes e outras muito, muito antigas.

2 comentários:

Unknown disse...

Pedido atendido, k chique.

Achei bonito, parece q não tem aquele clima pesado dos nossos.

Shirley Edhel disse...

... como eu quero que minhas cinzas vão para o espaço... onde nenhum homem esteve antes...


beijos